Setembro Amarelo vai terminar com encontro no Museu Casa Quissamã

O mês de setembro está sendo marcado por diversas atividades de sensibilização e prevenção ao suicídio. Em Quissamã não é diferente e a temática segue abordada de diversas formas com a finalidade de alertar a população sobre a importância de discutir a questão. Para encerrar as ações, neste sábado (29), a partir das 8h, será realizada uma “Manhã de Convivência” no jardim do Museu, com o tema “Desconectar”. A programação inclui aferição de pressão arterial, jogos cooperativos e coletivos, e resgate de brincadeiras, como bola de gude e pipa.
De acordo com o coordenador do Programa de Saúde Mental, Danilo Melchiades, a atividade visa promover um encontro entre as famílias e a ideia é fazer com os participantes deixem os aparelhos celulares de lado e deem mais atenção um ao outro.
“Nos dias atuais, as pessoas estão perto e ao mesmo tempo distantes e infelizmente muitos não percebem que acabam dando mais atenção ao aparelho e conversas com pessoas que estão do outro lado, do que para quem está bem pertinho e precisando também de carinho, atenção e afeto. Com isso, nosso objetivo é realizar um dia de lazer sem uso das redes sociais e sim com o resgate de brincadeiras antigas”, disse.
Na cidade, o primeiro evento para discutir e alertar sobre a prevenção ao suicídio aconteceu no dia 10, com a “Blitz da Sensibilização”. Já no dia 18 foi realizada uma “Caminhada para a Vida”, com o tema “Saber, Agir e Prevenir”. As ações desenvolvidas em parceria pelo Programa de Saúde Mental, Estratégia Saúde da Família e Coordenação de Ações Programáticas, com apoio da Guarda Municipal, contaram com a distribuição de panfletos com orientações de como familiares e amigos podem identificar sinais de alerta, onde e como buscar ajuda.
Em Quissamã, os interessados podem procurar apoio no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no Hospital Municipal ou com a equipe de Saúde da Família. O contato também pode ser feito pelo telefone 188.