Senai prepara unidade móvel para curso em parceria com a Prefeitura

As primeiras turmas de 2018 dos cursos de qualificação profissional, promovidos em parceria entre a Prefeitura de Quissamã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), terão início no dia 20 de fevereiro, nas modalidades de soldador de aço carbono eletrodo revestido e instalador hidráulico residencial. Até 2019, a formação vai envolver 650 quissamaenses, em diversas áreas, no maior programa de capacitação técnica da história do município, coordenado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Nesta segunda-feira (22), técnicos do Senai trabalharam na preparação da unidade móvel, que vai atender os cursos de soldador.
A carreta está no pátio do Centro de Formação, que funcionará no antigo polo de confecções no bairro do Carmo. “Além do soldador de eletrodo, haverá uma turma para soldador de MAG, em maio. A unidade chegou com antecedência em Quissamã seguindo um cronograma elaborado na época da definição dos cursos. Vamos acompanhar a instalação e fazer todos os testes necessários”, destacou Cláudia Godinho, técnica em Educação do Senai.
Para o professor Edson Silva, que acompanhará a primeira turma, o trabalho do soldador deve ser comparado com um artista. “Quando se ouve falar em solda, vem a ideia de uma atividade bruta. Na verdade, a função requer muita habilidade e delicadeza, dependendo do segmento em que o profissional estiver envolvido”, completou.
A diretora geral da Casa do Empreendedor, Renata Cavalcante, lembrou que no ano passado 84 alunos se formaram nas quatro primeiras turmas dos cursos de pintura industrial, almoxarife, eletricista instalador predial de alta tensão e montador e reparador de computadores. “Esse programa é um divisor de águas e comprova a preocupação do atual governo com a capacitação e consequente geração de emprego e renda”, completou.