Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

8ª Feijoada da Liberdade de Machadinha acontece neste final de semana

Depois de dois anos suspensa por conta da pandemia, a tradicional Feijoada da Liberdade do Quilombo Machadinha está de volta e chega a oitava edição. Neste final de semana, de 27 a 29 de maio, será realizada uma extensa programação com show, apresentações culturais e nove barracas com comidas típicas e bebidas. O evento é uma realização da Associação de Remanescentes de Quilombo (Arquima), com apoio da Prefeitura de Quissamã, em comemoração aos 134 anos de Abolição da Escravatura.
A feijoada começa na sexta, às 18h, com lançamento do Programa municipal da Igualdade Racial e entrega do veículo doado pelo Governo Federal. Os festejos seguem com caldos da culinária quilombola, acendimento da fogueira, roda de jongo e show com Marcinho do Forró.
No sábado, a programação começa pela manhã com exposição de artesanato e produtos da Agricultura Familiar. Ao meio-dia tem a tradicional feijoada e show de MPB. Depois do almoço, tem o cortejo do boi malhadinho, contação de história com Dalma e os Griôs, futebol, roda de capoeira, acendimento de fogueira e roda de jongo. O segundo dia termina com show de Xote.
No domingo pela manhã tem partida de futebol seguida da roda de conversa “Pra não lembrar do tempo de cativeiro. Às 12h, almoço com comidas típicas; 14h, missa afro; 17h, acendimento de fogueira com roda de jongo e encerrando a programação da 8ª Feijoada da Liberdade de Machadinha, Elas Sambam.
“É importante manter viva a nossa história, nossas tradições”, destacou Wagner Nunes, presidente da Arquima.

Galeria de Fotos