2º Festival da Juventude de Quissamã: programação da primeira noite é aberta com Roda de Jongo

Um dos maiores símbolos da resistência e da cultura quilombola, a Roda de Jongo pelo Grupo de Jongo Tambores de Machadinha marcou a primeira noite do 2º Festival da Juventude de Quissamã – Resistência e Reflexão Pela Abolição da Escravatura, em Machadinha.

“É um sonho o que estamos vivendo. É até difícil ter palavras neste momento. Como mestre, como professor, hoje ver todas essas crianças dançando é muito gratificante. Porque vê-las na roda de jongo é a certeza de que o estamos passando adiante nossa tradição e nossas raízes, e que elas estão se empoderando da sua identidade quilombola e do nosso terreiro. Vamos manter nossa tradição viva, em gratidão ao nossos ancestrais e aos mestres que nos ensinaram tanto”, disse o mestre de jongo, Leandro Nunes, ao lado um dos mestres mais experientes do Grupo de Jongo Tambores de Machadinha, Senhor Gilson.

A apresentação emocionante, caracterizada por uma dança de roda, na qual um casal brinca no centro ao som de músicas tocadas no tambor, com letras que falam dos muitos desafios da população negra, foi acompanhada e muito aplaudida pelo público presente na noite desta sexta-feira, dia 12.

Vale ressaltar que na programação deste sábado, 13, segundo e último dia do 2º Festival da Juventude, a Roda de Jongo acontecerá novamente a partir das 18h, em reflexão ainda pelo Dia Nacional da Abolição da Escravatura.