2º Encontro dos Amigos do Parna vai marcar os 25 anos do Parque Nacional da restinga de Jurubatiba

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba vai completar 25 anos de fundação no dia 29 de abril, e a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está preparando uma vasta programação para celebrar a data, com a realização da nova segunda edição do Encontro dos Amigos do Parna.

A iniciativa também faz parte das ações do Programa Viver Quissamã, no fomento do turismo e divulgação das vocações naturais do município.

“Dentro do Programa do Viver Quissamã, o município segue se estruturando na promoção do turismo de experiência, além de fortalecer as suas vocações naturais, culturais e gastronômicas, com a finalidade de colocar o nome da cidade nos principais roteiros, também com o aquecimento de segmentos como hotelaria, gastronomia e geração de emprego e renda”, avaliou o secretário Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso.

A concentração do evento será na Lagoa das Garças. O local vai receber estrutura com banheiros químicos, tendas, espaço gastronômico e área de exposição para receber, turistas, visitantes e alunos das escolas da rede municipal de ensino, IFF e escolas particulares que confirmarem a participação.

O 2º Encontro dos Amigos do Parna vai contar com ações de conscientização ambiental, apresentações musicais, e a presença de clubes de Bugres e Aranhas e ciclismo. Trilhas, passeios guiados, e os pedalinhos, caiaques, e pranchas de stand up paddle estarão disponíveis para a diversão, com o suporte das equipes da secretaria de Esporte e Juventude.

“O objetivo é fazer com que os visitantes e turistas tenham a possibilidade de desfrutar do turismo de experiência, e da importância de Quissamã contar com 65 % da extensão do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba dentro município”, observou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Borba.

No encontro haverá atividades variadas como a fixação de placas em alusão a importância da preservação da natureza, e a limpeza de lagoas e praias.

“O Parna é de grande importância ambiental. Quissamã é um município que investe e se preocupa com o meio ambiente ao desenvolver estratégias e políticas públicas, cuidados, educação, programas e projetos voltados para a preservação”, destacou o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista.

O evento também abrange a parceria com as secretarias de Transporte; Educação; Guarda Civil Municipal; Segurança Pública; Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer; coordenadoria de Defesa Civil, ICMBio, e direção do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.