1ª Etapa Estadual Outdoor de Tiro com Arco reúne atletas da região em Quissamã

Neste domingo (14), Quissamã foi palco da emocionante 1ª Etapa Estadual Outdoor de Tiro com Arco, que atraiu 25 atletas femininos e masculinos de Quissamã e região para o primeiro desafio da modalidade do ano. A competição aconteceu no Estádio Municipal.

O evento, promovido pela prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Esporte e Juventude, contou com a participação de talentosos atletas da Escolinha de Tiro com Arco do município, assim como competidores do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura.

“A Escolinha de Tiro com Arco tem sido um sucesso e estamos orgulhosos de ver nossos atletas se destacando neste esporte. Estamos entusiasmados em sediar esta competição e apoiar nossos atletas locais”, declarou Isis das Chagas, secretária de Esporte de Quissamã.

A professora da Escolinha de Tiro com Arco de Quissamã, Paula Figueiredo, explica que a chuva atrapalhou um pouco, mas os atletas tiveram bom rendimento.

“Estou orgulhosa deles porque ninguém sequer cogitou desistir e todos deram o seu melhor até a última flecha. As pontuações entram pro ranking estadual e brasileiro. O resultado será divulgado assim que todas as etapas do Brasil sejam lançadas no sistema”, frisou Paula Figueiredo.

Na modalidade outdoor, os competidores buscam alcançar a maior pontuação possível, visto que os resultados são fundamentais para o ranking estadual. Os alvos estão dispostos a distâncias 30 metros sem mira e 40m com mira para os jovens até 14 anos, e entre 50 e 70 metros para outras categorias.

As provas de tiro com arco são realizadas em diferentes locais, com competições multisites permitindo que cada núcleo organize seus próprios eventos, desde que supervisionados por um árbitro credenciado pela confederação. Enquanto as provas indoor ocorrem em ambientes fechados, como ginásios, com uma distância padrão de 18 metros, o outdoor se desenrola ao ar livre, em campos abertos e gramados, exigindo precisão e habilidade dos arqueiros em um ambiente natural.