1ª Etapa do Quarto de Milha reúne competidores de vários estados

Em parceria com a Prefeitura de Quissamã, o Núcleo do Cavalo Quarto de Milha está promovendo no Parque de Exposições, a primeira etapa do campeonato deste ano. Acompanhada do secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo, a prefeita Fátima Pacheco esteve no início da tarde deste sábado (18), no parque de exposição, para dar boas vindas aos competidores. No encerramento, neste domingo(19), os vencedores receberão troféus e prêmios em dinheiro.
Segundo o organizador, Thiago Alves Andrade, se inscreveram na competição, 800 participantes de diferentes estados brasileiros, com destaque para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. “O evento está mais forte a cada dia. Além de permitir a troca de informações sobre a raça, a economia do município também ganha. Os competidores estão ocupando toda a infraestrutura hoteleira da cidade”, disse, acrescentando que toda a equipe envolvida com o campeonato, como veterinários e fiscais têm acompanhado o cumprimento das exigências sanitárias dos animais, como vacinas.
Andrade destacou que o número de criadores tem aumentado muito no Brasil e nos Estados Unidos, onde a raça foi melhorada. “O Quarto de Milha surgiu do cruzamento de várias raças de origem inglesa, espanhola e nativa americana. Seu nome foi dado graças ao hábito de promover corridas de curta distância”, ressaltou.
O secretário da pasta, João de Nilo, destacou a importância da criação de cavalos. “O seu emprego em atividades esportivas é muito conhecido, principalmente para as competições. Os departamentos de polícia de todo mundo ainda utilizam os cavalos, em batalhões que possam se utilizar de seu porte e imponência”, lembrou.
RAÇA – O Quarto de Milha chegou ao Brasil por volta dos anos 50 e, desde então, vem participando das mais variadas atividades, como trabalhos no campo, corridas e competições. O animal tem extrema docilidade, conseguindo partidas rápidas, paradas bruscas, grande capacidade de mudar de direção e enorme habilidade de girar sobre si mesmo. É adaptável a qualquer situação, transformando-se em instrumento de força, transporte e difícil de ser derrotado em provas equestres, além de melhorador de plantel.