A Prefeitura de Quissamã realizou, na terça-feira (24), no Instituto Federal Fluminense (IFF), a 15ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Informar para Cuidar: o papel da comunicação na promoção da saúde e no controle social”, o evento reuniu representantes do poder público, profissionais da saúde e membros da comunidade para discutir desafios e estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Marcelo Batista; da vice-prefeita e secretária de Saúde, Sabrine Pereira; da subsecretária Milena Viana; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruna Ribeiro; e dos vereadores Ailson Barreto, André de Paulo, Luan Buiú, Jorge Luiz Cachuca e Adeilson Lopes.
Durante a solenidade, o prefeito Marcelo Batista destacou: “A Conferência é um espaço fundamental de diálogo entre governo e população. Discutir a saúde pública de forma aberta fortalece o SUS e as políticas públicas que colocam o cidadão em primeiro lugar.”
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Sabrine Pereira, também reforçou a importância da escuta ativa para o avanço das políticas públicas: “É ouvindo a população e os profissionais da saúde que conseguimos aprimorar as ações e garantir uma assistência mais eficiente e humana para todos.”
A programação incluiu palestras com temas alinhados ao cenário atual da saúde em Quissamã. A coordenadora de Planejamento da Secretaria de Saúde, Delba Barros, abriu os debates com a apresentação “Análise de Execução das Propostas de 2024”, seguida da explanação “Saúde em Números”, com indicadores e metas da rede municipal.
As enfermeiras Cassandra Concar Soares e Mariana Lattanzi também contribuíram com a palestra “O Papel da Comunicação na Promoção da Saúde e no Controle Social”.
Com foco no fortalecimento do controle social, na ampliação do acesso e na definição de prioridades para as políticas públicas de saúde, a 15ª Conferência reafirmou o compromisso da gestão com a participação popular e com a construção coletiva de um SUS mais eficiente e acessível.