Representando o município de Quissamã, as servidoras Marcela do Espírito Santo e Ivone Magaldi participaram, nesta segunda-feira (20), no Rio de Janeiro, do II Seminário Estadual de Acolhimento Familiar – Família Acolhedora. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O encontro reuniu profissionais de diversas regiões fluminenses e se consolidou como um espaço de diálogo e aprendizado voltado ao fortalecimento das políticas públicas de proteção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa contemplou municípios que já implantaram o serviço de Acolhimento Familiar, os que estão em fase de estruturação e aqueles que ainda não o implementaram, incentivando a construção de práticas cada vez mais humanizadas e eficazes de cuidado.
A secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama de Quissamã, Valquíria Barcelos, destacou a relevância da participação do município em espaços de formação e troca de experiências.
“O acolhimento familiar é uma política de extrema importância, pois oferece às crianças e adolescentes a oportunidade de crescer em um ambiente de afeto e cuidado, mesmo diante de situações de vulnerabilidade. Participar desse seminário é fundamental para aprimorar nossas práticas e fortalecer as políticas de proteção social em Quissamã”, afirmou Valquíria Barcelos.
Durante o encontro, foram apresentadas experiências exitosas e discutidos os desafios na implementação e ampliação do Programa Família Acolhedora no Estado do Rio de Janeiro, reforçando a importância da integração entre os municípios e o Governo Estadual para garantir o direito fundamental à convivência familiar.





