Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Programa Hiperdia de Quissamã faz avaliação dos pacientes com diabetes

Programa Hiperdia de Quissamã faz avaliação dos pacientes com diabetes

A Secretaria de Saúde, através do Programa Hiperdia, está realizando avaliação dos usuários diabéticos em todas as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. O paciente é convidado pelo agente comunitário de saúde a comparecer para uma consulta integrada com o médico, nutricionista e enfermeira. Nesta avaliação, o usuário é visto de forma integral, inclusive com a avaliação dos pés para observar se existe risco para lesões. Esse acompanhamento evita complicações como amputações. Na última semana, foi o dia da ESF Barra do Furado.
Os profissionais de saúde atuantes nas unidades devem programar e implementar atividades de investigação e acompanhamento dos usuários. A educação em saúde precisa ser incorporada às suas práticas cotidianas, por meio de palestras, visitas domiciliares, reuniões em grupos e atendimento individual, em consultas médicas e de enfermagem, o que favorece a adesão ao tratamento, na medida em que o sujeito é percebido como protagonista do processo.
A coordenadora do Programa Hiperdia, Camille Ramos, pontuou sobre a necessidade do recadastramento dos usuários diabéticos, para que o acompanhamento esteja em dia. Camille ressaltou ainda que compreender a dinâmica de desenvolvimento das práticas de atenção ao usuário é crucial.
“Nestas avaliações estamos intensificando a indicação da caneta de insulina que traz uma melhor qualidade de vida para nossos usuários e avaliando a indicação dos aparelhos de verificação de glicemia”, afirmou Milena Viana. Nos dias 28 e 29 de junho, a unidade que receberá a ação é Matias.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.