O Museu Casa Quissamã alcançou, neste domingo (5), a expressiva marca de 80 mil visitantes desde a sua inauguração. O registro histórico aconteceu durante a Mostra “Documentos do Século XIX”, que reúne registros e memórias fundamentais para compreender a formação da identidade local.
A exposição foi aberta ao público durante o Festival Quissamã Artes e Gastronomia, realizado no último fim de semana nos jardins do Museu, com promoção da Prefeitura de Quissamã, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro — por meio da TurisRio, Setur, Funarj e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa — e apoio da Work.
A visitante que assinou o livro do Museu no registro de número 80 mil foi Maria Oliveira Chagas. A secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas, comemorou o marco e destacou a importância da mostra.
“Atingir a marca de 80 mil visitantes demonstra o quanto a população e os turistas valorizam e se reconectam com a nossa história. A Mostra ‘Documentos do Século XIX’ é um convite especial para mergulharmos em nossas raízes. É fundamental que as futuras gerações compreendam a grandiosidade de Quissamã, e o Museu é o guardião da nossa memória”, afirmou a secretária.
A Mostra “Documentos do Século XIX” segue aberta à visitação até o dia 2 de novembro, de quarta a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h. O acervo conta com documentos históricos, imagens e um espaço instagramável, oferecendo uma experiência que une aprendizado, memória e emoção.
A organização é da Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer (SECPLA).





