Campanha alerta para risco de combinar álcool e direção

A secretaria de Saúde de Quissamã iniciou, no réveillon, uma campanha contínua para informar e conscientizar a população sobre os riscos da combinação álcool e direção. Durante os festejos de fim de ano, faixas e banners foram afixados no trio elétrico e postes dos locais onde houve programação oficial.
A partir deste mês o trabalho será realizado em conjunto com a Guarda Municipal, Defesa Civil e outros parceiros, em uma campanha educativa mais ostensiva que contará com blitzes informativas, palestras e articulações, entre outras ações. Tudo para alertar quanto aos perigos e a tipificação de crime para o ato de dirigir alcoolizado ou sob efeito de drogas.
“Durante todo o ano, diversas ações intersetoriais buscarão mudar uma cultura que, na verdade, é uma roleta russa. Inúmeros motoristas não observam os perigos de dirigir sob efeito do álcool ou outras drogas, colocando em risco a própria vida e a de outros”, destacou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Tigre. Segundo ele, durante o Carnaval será feita uma grande campanha preventiva.
Ele falou, ainda, que reuniões acontecerão com todas as secretarias pertinentes, órgãos externos e sociedade civil organizada para buscar sinergia e efetividade. Na pasta, as equipes da Saúde Mental, da Estratégia de Saúde da Família e de Ações Programáticas já estão trabalhando para que aconteça um trabalho coordenado e uniforme em todas as unidades de saúde do município, com rodas de conversa, vídeos nas salas de espera e caravanas de conscientização.
Já a Saúde Escolar fará a ponte com todas as áreas de Educação do município (escolas públicas, da rede privada e Instituto Federal Fluminense), para que todas as crianças, adolescentes e jovens possam ser envolvidos.
Dentro da programação da campanha, acontece no próximo dia 18, reunião com diversas secretarias, onde será apresentada uma proposta de ações e metas para o ano, a serem desenvolvidas em parceria. “A proatividade é bem-vinda, pela equipe da secretaria, até que tenham um formato uniforme de trabalho com material padronizado. Todos podem colaborar apresentando sugestões que devem er encaminhadas à Saúde Mental, através de seu coordenador Danilo Melchíades”, completou Tigre.