Ir direto para menu de acessibilidade.

Quissamã em Dados

Dados Principais

Quissamã está localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, a 212 km de distância da capital, e encontra-se em área estratégica na rota do petróleo e gás, na Bacia de Campos, entre os municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé.
Segundo dados do IBGE 2016, a população estimada já ultrapassou o número dos 23 mil habitantes, em uma área territorial de 712,867 Km², com a renda per capita de R$ 223.042,26 (dados de 2013). O índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010) é de 0,704. Quissamã pulou da faixa de desenvolvimento baixo, em 2000 e atualmente, indica melhorias sociais.
Sua principal fonte de arrecadação é a extração do petróleo. O bom uso dos royalties do petróleo tem feito Quissamã se destacar em todo o Estado. Os royalties recebidos também são aplicados em infraestrutura urbana, qualificação profissional e geração de empregos, esportes, agricultura e para a preservação do patrimônio artístico e cultural.

Dezoito quilômetros de ciclovia interligam bairros distantes (como Santa Catarina e Penha) ao Centro da cidade, permitindo que o quissamaense pedale com segurança em seu trajeto casa-trabalho-escola.
De acordo com dados do Observatório Sebrae/RJ, o Norte Fluminense é uma região com forte peso industrial (72%) e Quissamã conta com 70% de participação nesse setor em virtude da exploração de Petróleo. A região possui 6% dos microempreendedores individuais (MEI) do estado, e esse segmento cresce a cada dia no município.
Segundo os últimos resultados obtidos pelo IFDM - Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal 2015 que tem como base o ano de 2013, a Saúde de Quissamã está em 1º lugar no ranking do estado e ocupa a 76ª posição nacional. Em 2016, na Educação, o município superou a meta de 2015. No 2º Segmento (6º Ao 9º Anos de Escolaridade) passou a ocupar o 4º lugar no Estado, melhor classificação de sua história.
Quissamã é uma cidade bonita, de gente trabalhadora, acolhedora e, como diz um trecho de seu hino – terra boa e amiga – Um excelente lugar para viver!

Fontes:

Cocom - Coordenadoria de Comunicação Social